Talk Science

Problemas de pele causados pela máscara e como tratar

Acne, irritação ou inflamação são algumas das reações mais comuns na pele quando o acessório é utilizado com frequência

Escrito por Talk Science

07 ABR 2022 - 12H15

A COVID-19 surgiu em dezembro de 2019, na China, e foi reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como pandemia em março de 2020. Desde então, a OMS e as autoridades sanitárias globais passaram a recomendar o uso de máscaras faciais, com a finalidade de evitar o contágio do Coronavírus. Se por um lado as máscaras são indispensáveis na prevenção contra a Covid, por outro, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, seu uso contínuo pode desencadear ou agravar problemas na pele, como ressecamento, inflamações e acne - também chamada popularmente de maskne.

O QUE É MASKNE

Derivado do inglês Mask's acne, que em tradução literal significa “acne causada pela máscara”, o termo maskne, que ficou famoso durante a pandemia, refere-se às espinhas que surgem com o uso prolongado da máscara. Isso acontece devido ao abafamento na região do acessório, que resulta em um aumento na temperatura da pele, piora a umidade do rosto e estimula as glândulas sebáceas e sudoríparas, favorecendo a oleosidade da pele e entupindo os poros.

E não são apenas as peles mais oleosas que sofrem com o problema. Para as peles mistas ou secas, esse abafamento gerado pelas máscaras tem a capacidade de alterar a microbiota da cútis, ocasionando dermatite atópica, desequilíbrio ou irritação.

TRATAMENTO

Inúmeras marcas aproveitaram a crescente demanda por tratamentos contra a maskne para fazer ações de marketing e aumentar as vendas de seus cosméticos para cuidados com a pele na pandemia. O resultado foi realmente positivo para o setor. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), os produtos para skincare tiveram um crescimento de 161,7% nas vendas durante os dez primeiros meses de 2020, em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Além dos já conhecidos produtos para cuidados com a pele, a indústria tem desenvolvido cosméticos específicos para prevenir ou aliviar as reações causadas pela máscara, como sprays produzidos com ativos hidratantes, calmantes e prebióticos, e esfoliantes com ácidos como PHA (poli-hidroxiácidos), LHA (lipo-hidroxiácidos), AHA (alfa-hidroxiácido) e BHA (beta-hidroxiácido) - que melhoram o aspecto da face, reduzem as manchas e previnem as acnes.

A tendência é que cada vez mais consumidores procurem tratamentos para esses incômodos faciais e que esse costume de cuidar do rosto - com produtos que ofereçam limpeza facial, tonificação, hidratação e proteção solar - permaneça mesmo após a não obrigatoriedade de máscara.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Talk Science, em Talk Science

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.