O último levantamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aponta que houve aumento de 23,3% nos acidentes com misturas de produtos de limpeza de janeiro a abril de 2022, em relação ao igual período de 2019. Essas “experiências” caseiras trazem inúmeros riscos à saúde do consumidor e nem sempre proporcionam a higienização esperada.
O alerta da Anvisa ocorre porque a mistura de diferentes ingredientes da limpeza pode gerar vapores tóxicos que provocam lesões graves na pele e no sistema respiratório. Nesses casos, a orientação é ligar para o Centro de Informação e Assistência Toxicológica mais próximo. Todos os produtos têm obrigatoriamente o telefone registrado na embalagem.
De acordo com especialistas, as pessoas jamais devem misturar dois produtos de limpeza de tipos diferentes, especialmente aqueles que contêm amônia e cloro (alvejante). Assim como lemos as bulas dos medicamentos, ler os rótulos dos produtos de limpeza deveria ser hábito entre a população.
Esses itens contêm substâncias químicas que requerem cuidado no uso e manejo, como detergentes, agentes que dissolvem a gordura, solventes e desinfetantes, sendo que suas fórmulas podem conter amônia, cloreto de sódio, hipoclorito de sódio e fosfato trissódico, entre outros. Por isso, não devemos misturar esses produtos.
Outro alerta importante, é não adquirir produtos de vendedores autônomos. Compre sempre de marcas que tenham controle e especificações dos órgãos competentes.
Efeito neutro
Algumas misturas caseiras de produtos de limpeza, inclusive, podem ter um resultado inverso: dependendo da composição, um dos itens pode ter seu efeito anulado. Para Lila Tarnowski, mestre em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina e do canal Contém Química, as misturas podem gerar reações de neutralização.
Um exemplo é quando há a mistura de um ácido e de uma base - como vinagre e bicarbonato de sódio, respectivamente. Juntos, os dois se neutralizam e a mistura resulta em água e acetato de sódio, que nada mais é que um tipo de sal. Por isso, as propriedades de limpeza que cada um tinha separadamente acabam perdidas.
“Misturinhas” clássicas
Uma mistura que todo mundo já fez alguma vez na vida foi juntar no mesmo balde um pouco de água sanitária com desinfetante à base de amônia (NH₃). Essa união pode produzir a tricloroamina, que causa irritação nos olhos, garganta e nariz, além de dificuldade na respiração, segundo especialistas.
Outra “misturinha” caseira muito popular é o combo água oxigenada com vinagre. Eles jamais devem ser misturados porque os dois produtos transformam a solução em um líquido muito corrosivo, com ácido peracético - que pode provocar irritação nos olhos ou na pele. Além, inclusive, de afetar os pulmões de forma bem grave.
Disque-Intoxicação
O governo federal oferece o serviço de Disque-Intoxicação, que atende pelo número: 0800-722-6001. A ligação é gratuita e o usuário é atendido por uma das 36 unidades da Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Renaciat). A ligação é transferida para o Ciat mais próximo da região de onde a chamada foi originada. Os 36 centros estão preparados para receber ligações de longa distância, em sistema de plantão 24 horas por dia, sete dias por semana, durante todo o ano.
Fonte: Anvisa, Higiclear, Terra, Veja Saúde, Revista Analytica
O Que é Manipulação Genética: Impactos e Aplicações nos Biobancos e na Biotecnologia
Entenda o que é manipulação genética, suas aplicações nos biobancos e como essa tecnologia está transformando a biotecnologia e a saúde.
Química verde: o futuro sustentável da indústria química
Descubra como a química verde está transformando a indústria com inovação e sustentabilidade.
Ingredientes orgânicos na cosmética: tendência, inovação e consciência
O canabidiol (CBD) tem sido estudado como um tratamento natural para ansiedade. Mas será que funciona? Veja o que a ciência já descobriu.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.