Talk Science

Novo bafômetro dispensa sopro

Ele é tão sensível, que até indivíduos inconscientes podem ser testados, basta aproximá-lo da boca ou do nariz.

Escrito por Talk Science

09 DEZ 2022 - 06H10 (Atualizada em 09 DEZ 2022 - 09H27)

A Lei seca no Brasil, agora, tem um novo aliado. Vários Estados brasileiros já estão usando um novo tipo de bafômetro. O equipamento funciona a laser e é capaz de detectar a presença de álcool no organismo do condutor apenas por meio da fala ou de um sopro à distância. Ele é tão sensível, que até indivíduos inconscientes podem ser testados, basta aproximá-lo da boca ou do nariz.

O novo equipamento funciona como uma triagem. Se o resultado for negativo, uma luz verde acenderá. Já a luz vermelha indica a presença de álcool. Neste caso, o motorista é novamente testado, desta vez com o bafômetro “antigo”, soprando no bocal descartável.

O teste com o equipamento tradicional é importante, já que o novo aparelho detecta a presença, mas não fornece dados sobre quantidade de álcool no organismo.

Segundo as autoridades de trânsito, o novo bafômetro representa agilidade e economia. Além do governo economizar com o uso dos bocais descartáveis, os motoristas que estiverem dentro da lei podem ser testados e liberados mais rapidamente.

PENALIDADES

De acordo com a legislação brasileira, a tolerância ao álcool é zero. Conduzir veículo automotor sob influência dessa substância é uma infração considerada gravíssima, com multa de R$ 293,47 multiplicada por 10, totalizando um valor total de R$ 2.934,70.

Caso a concentração de álcool seja igual ou superior a 0,30 miligramas de álcool por litro de ar alveolar; ou o motorista possua sinais que indiquem alteração de capacidade psicomotora, ele será encaminhado à autoridade policial e pode até responder por crime de trânsito.

O condutor, no entanto, tem direito a recusar o bafômetro, mas isso não significa que ele evitará penalidades. Negar-se a realizar o teste resulta nas mesmas consequências previstas ao condutor cujo teste comprova a ingestão de bebida alcoólica.

Fonte: Uol e G1

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Talk Science, em Talk Science

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.