Depois de passar um bom tempo escondido atrás das máscaras, chegou a vez dos lábios retomarem seu protagonismo. Isso porque o cuidado específico com essa parte do rosto tem aumentado, não só no Brasil, mas em várias partes do mundo, principalmente depois da liberação do uso da proteção facial que se tornou obrigatória para a prevenção da Covid-19.
No entanto, o consumidor está mais exigente. Além de maquiar, as mulheres estão em busca de produtos que cuidem dos lábios. É por isso que lançar uma maquiagem para os lábios com foco nos cuidados com a pele e desenvolver produtos de skincare específicos para essa região têm sido o caminho escolhido por marcas de beleza pelo mundo.
Não à toa, muitos mercados viram suas vendas dispararem nos últimos anos, mesmo sob o impacto de bocas cobertas por máscaras e do confinamento imposto pela pandemia. É o efeito batom, que será detalhado adiante. A previsão de crescimento de 32,5% do mercado global de produtos para os lábios, entre 2020 e 2025, segundo a Euromonitor International, demonstra a importância que esses itens vêm adquirindo em alguns países. A China, por exemplo, registrou aumento nas vendas de mais de 200% e roubou a primeira posição dos Estados Unidos no ranking mundial. Já a Índia cresceu 70% e está à frente do Brasil, que agora ocupa o quinto lugar.
Embora tenha registrado queda de 5,4% entre 2015 e 2020, quando fechou vendas de R$ 2,175 bilhões, com previsão de retração de 12,2% até 2025, muitos especialistas de mercado acreditam que no quinto país do mundo que mais consome produtos para os lábios, as marcas podem se beneficiar ao desenvolver produtos híbridos, que reúnam os efeitos das paletas de cores com propriedades funcionais de cuidados com a pele. Isso mesmo com a população impactada pela redução de renda.
EFEITO BATOM
Um levantamento realizado pela empresa europeia de pesquisas NPD mostra que as vendas de batom, gloss, contorno labial e outras maquiagens para os lábios dispararam 30% na França na semana de 14 de março deste ano, data em que o governo suspendeu a obrigatoriedade da máscara. Só as vendas de batons cresceram 35% em relação à semana anterior, enquanto as vendas gerais de maquiagem avançaram 8%.
Nos Estados Unidos, o cenário é bem parecido. Produtos de maquiagem para os lábios foram os que mais cresceram de janeiro a junho de 2022, com receitas aumentando 28% no segundo trimestre. Trata-se de uma verdadeira revolução, uma vez que, em 2021, as vendas mundiais de maquiagem não haviam retomado os níveis pré-pandemia. No ano passado, o volume global de vendas foi 12% inferior ao de 2019.
Especialistas do ramo de cosméticos atribuem esse momento ao "efeito batom" (em inglês, "lipstick effect"). Essa teoria é atribuída a Leonard Lauder, um dos herdeiros bilionários da empresa de cosméticos Estée Lauder, que no Brasil comercializa marcas como MAC, de maquiagens, e Clinique, de skincare. Ela ganhou fama após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. Na ocasião, a economia americana ficou debilitada e, mesmo assim, houve um aumento na busca pelo produto. Para Lauder, as crises não impedem as pessoas de comprar, mas levam à substituição de itens caros por mais baratos. E um dos itens da linha de frente dos cosméticos de baixo custo é justamente o batom.
Aliando, então, a possibilidade de voltar a exibir os lábios por aí à economia abalada por causa da Covid-19, a indústria de cosméticos pode comemorar. As vendas de batons só devem aumentar.
Fonte: Época Negócios, G1 e Cosmetic Innovation
Fonte: Época Negócios, G1 e Cosmetic Innovation
O Que é Manipulação Genética: Impactos e Aplicações nos Biobancos e na Biotecnologia
Entenda o que é manipulação genética, suas aplicações nos biobancos e como essa tecnologia está transformando a biotecnologia e a saúde.
Química verde: o futuro sustentável da indústria química
Descubra como a química verde está transformando a indústria com inovação e sustentabilidade.
Ingredientes orgânicos na cosmética: tendência, inovação e consciência
O canabidiol (CBD) tem sido estudado como um tratamento natural para ansiedade. Mas será que funciona? Veja o que a ciência já descobriu.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.